Que frio!

Pacientes oncológicos precisam ter atenção redobrada durante o inverno

Por Tatiane Mota

Estamos em pleno inverno, com dias congelantes. E com este frio todo, é importante ter em mente alguns cuidados especiais com a saúde devem ser tomados, principalmente durante o tratamento oncológico.

Se você pensou que os responsáveis por tantos cuidados assim são as gripes e os resfriados, está parcialmente certo.

É verdade que, no inverno, vírus e bactérias conseguem viver mais tempo e podem se alastrar com maior facilidade, já que para fugirem do frio, as pessoas tendem a ficar em locais mais fechados e sem circulação de ar.

Também é verdade que pacientes em tratamento de um câncer precisam ter muita atenção e evitar, de todas as maneiras possíveis, o contato com estes “invasores”, porque com a imunidade baixa, os riscos de complicações são bem maiores.

As doenças típicas do inverno são um risco para os pacientes oncológicos, principalmente quando se tratam de alguns tipos de vírus associados aos quadros pulmonares, como influenza e vírus sincicial respiratório. Nos pacientes com câncer, eles tendem a ser muito mais agravantes.

Alguns cuidados básicos podem ajudar a prevenir o surgimento destas doenças, como evitar locais fechados e com grandes aglomerações de pessoas, não ter contato com pessoas gripadas ou resfriadas, procurar sempre estar agasalhado, protegendo-se do frio e usar máscaras. A vacina contra a gripe também é uma importante aliada.

Sensibilidade ao frio

Mas as gripes e os resfriados não são os únicos vilões do inverno. Algumas pessoas costumam reclamar que, em dias muito frios, sentem dor e uma sensação de formigamento nas extremidades do corpo – mãos e pés.

Em determinadas situações isso pode ser considerado normal, já que as baixas temperaturas provocam constrição vascular, prejudicando a circulação do sangue. Com a necessidade de aquecimento da musculatura, é provocada uma contração nos músculos, que causa dor. Porém, no caso dos pacientes com câncer, é possível que estas sensações também estejam ligadas ao tratamento.

O frio, em conjunto com a toxicidade neurológica de alguns quimioterápicos, pode aumentar a sensibilidade dolorosa nas mãos e pés. Sugerimos que o paciente mantenha estas regiões bem quentes, com meias e luvas, se necessário. O uso de alguns suplementos, como a vitamina B também pode apresentar melhora em alguns casos

Curta os dias gelados, mas sem passar frio

É importante se preparar para a época mais gelada do ano. Aqui separamos cinco dicas que vão ajudar você a evitar as doenças típicas do inverno e a passar os dias frios de maneira bem quentinha.

• Opte por roupas confortáveis e dê preferência para os casacos e blusas feitos com lã.
  • Use gorros, boinas ou até mesmo o capuz do casaco, quando for sair à rua. Assim, é possível evitar dores de ouvido.
  • Aproveite para tomar sopas e chás bem quentinhos. Além de aquecê-lo, eles são nutritivos e irão manter a hidratação do corpo.
  • Os banhos quentes são bem relaxantes, mas tenha atenção com a pele. Os tratamentos podem ressecá-la e a água muito quente pode ser prejudicial.
  • Evite locais com aparelhos de ar condicionado quente, porque eles deixam as vias respiratórias secas, causando alergias. Para uma boa noite de sono, opte por umidificadores.