Liberada! Pacientes oncológicos podem tomar vacina da gripe

Entenda a importância de se proteger contra os vírus

Com o inverno chegando, é bastante comum pessoas ficarem gripadas ou resfriadas. Dentre os motivos está a maior facilidade para que os vírus vivam mais e se proliferem com facilidade.

Mas qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe é causada pelo vírus Influenza e por qualquer um de seus subtipos. E apenas por ele. Já o resfriado comum pode ser causado por cerca de 200 vírus diferentes, mas o mais comum é o rinovírus. Os sintomas também são bem diferentes.

Na gripe o paciente tem um comprometimento maior em seu corpo, e fica mais cansado, querendo ficar só na cama, e também pode apresentar febre alta, dor de cabeça e garganta, tosse e congestão nasal. Já no resfriado, a pessoa apresenta sintomas mais amenos, como espirros, nariz escorrendo e até tosse.

O tratamento também é diferente entre eles. Para o resfriado, geralmente é indicado repouso e tomar bastante líquido. Na gripe, os cuidados já devem ser maiores, especialmente nos grupos que correm mais risco. A vacina é uma importante aliada para:

• Idosos
  • Crianças menores de 5 anos
  • Gestantes
  • Portadores de doenças crônicas, cardiológicas e pulmonares
  • Pacientes imunodeprimidos, como aqueles em tratamento do câncer

Como funciona a vacina contra a gripe

Ela é feita por meio de vírus inativado, com base na proteína do ovo. E é justamente por isso que, diferente da vacina da febre amarela, está LIBERADA aos pacientes com câncer.

Durante o tratamento, é recomendado que ela seja aplicada entre os ciclos de quimio, para que o paciente apresente uma melhor resposta. E podem ficar tranquilos, porque diferente do que muitos falam, esta vacina não causa gripe.

A vacinação protege por cerca de 8 meses o paciente da gripe, mas é importante ter em mente que os vírus sofrem mutações em sua estrutura a cada ano. Então, todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza um rastreamento dos vírus que estão circulando no hemisfério norte e no hemisfério sul, e criam uma vacina específica. Por isso, é importante se vacinar todos os anos.

Evite gripes e resfriados

• Higienização das mãos frequente, seja com água e sabão ou com o uso do álcool em gel
  • Evitar locais fechados, com muita aglomeração
  • Utilizar lenço descartável para assoar o nariz