Como desconfiar da amiloidose AL (cadeias leves)?

Doença tem ligação com mieloma múltiplo e precisa de tratamento!

Ser paciente de câncer exige muitos cuidados. Além de realizar o tratamento convencional, é importante ficar de olho em qualquer alteração que o corpo apresentar. Afinal, é possível surgir doenças diferentes, mas de uma mesma origem, dentre elas a amiloidose. Você sabe como desconfiar da amiloidose AL (cadeias leves), associada ao mieloma múltiplo? Nós te explicamos!

O que é a amiloidose AL?

Amiloidose é um grupo de doenças raras que acontece quando uma proteína, com característica insolúvel, se deposita em diversos órgãos pelo corpo. Então, diferente das proteínas normais, que no processo natural realizam sua função e, caso não sejam usadas, são naturalmente destruídas e eliminadas do nosso corpo, essas proteínas defeituosas se depositam em órgãos de forma específica, formando a substância amiloide,  e que ao se depositar, impede o órgão de exercer sua função. Habitualmente se desenvolve em pessoas acima dos 50 anos, mas é possível que o diagnóstico seja feito em pessoas mais jovens também.

A amiloidose AL é a doença causada por  depósito das cadeias leves de imunoglobulina anormais, produzidas por plasmócitos doentes. Por isso a ligação direta com o mieloma múltiplo, um tipo de câncer que tem início na medula óssea, quando a partir de um erro genético, plasmósticos anormais passam a ser produzidos.

Quais são os sintomas mais comuns da amiloidose AL?

Os pacientes que recebem o diagnóstico da amiloidose AL podem apresentar sinais e sintomas comuns às doenças cardíacas ou renais, pois estes órgãos são os mais afetados. São eles:

• Fadiga (cansaço extremo)
  • Perda de peso sem motivo aparente
  • Saciamento, mesmo ao ingerir pouca comida
  • Formigamento e dormência nas mão e pernas
  • Falta de ar
  • Ritmo cardíaco irregular
  • Aumento do tamanho da língua (macroglossia)
  • Urina com muita espuma (por perda de proteína pela urina)
  • Hematomas espontâneos nas pálpebras

E como é feito o diagnóstico?

A amiloidose AL (cadeias leves) ainda é uma doença de difícil descoberta. O principal é a suspeita clínica. Após avaliar os sintomas, para chegar ao diagnóstico, o médico solicitará  uma biópsia de gordura abdominal por meio de uma agulha especial e/ou também uma biópsia do órgão que possivelmente está afetado (coração ou rins) para demonstração do depósito de proteína no tecido e, posteriormente, confirmação do subtipo de proteína depositada. (colocar link da matéria que já temos publicada)

Tratamento da amiloidose AL

O tratamento da amiloidose AL é realizado com quimioterapia e transplante de medula óssea. O diagnóstico precoce é essencial para os bons resultados, então fique sempre atento ao corpo e se apresentar qualquer alteração, converse com seu hematologista!

This Post Has One Comment