Laserterapia

Mucosite? Laserterapia é o remédio

Técnica ajuda a aliviar as terríveis feridinhas causadas pelo tratamento de quimio e radioterapia

A laserterapia é uma técnica usada para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia que atingem a região da boca, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes que estão enfrentando um câncer. O tratamento, que pode ser realizado por dentistas e/ou estomatologistas especializados em câncer, é bastante importante no alívio da mucosite.

Entenda a mucosite

Nada mais são que inflamações da mucosa oral, que surgem por conta da imunidade baixa, advinda do tratamento. O paciente, então, passa a apresentar feridas na boca e garganta, que causam dor e desconforto, em especial no momento de se alimentar.

Mas temos uma boa notícia: é possível preveni-la e tratá-la.

Laser para mucosite

O profissional especializado irá utilizar um equipamento laser de baixa potência, cuja energia é absorvida pelas células inflamadas. Esta energia irá aumentar a microcirculação da região bucal e restabelecerá a produção da energia celular, promovendo a cicatrização das feridas e a ação anti-inflamatória.

Além de aliviar a dor, a luz laser acelera a cicatrização das úlceras e previne episódios de mucosite oral.

Xerostomia, entra nesta lista também?

Além de enfrentar as temidas feridinhas da mucosite, é possível que os pacientes em tratamento apresentem a xerostomia. Este sintoma é popularmente conhecido por boca seca.

Seja por conta dos medicamentos, ou pela ação inflamatória na região da boca, é possível que os pacientes passem a não produzir saliva, o que dificulta bastante a alimentação e até mesmo a comunicação, além, claro, de atrapalhar para que os bons resultados sejam alcançados.

Para estes casos, a laserterapia também tem se mostrado importante ferramenta para combater o problema. Estudos mostram que sua aplicação favorece a proliferação celular, ampliando a produção das glândulas salivares. Atualmente, a técnica é usada para evitar os problemas causados pela xerostomia, como as infecções oportunistas.

1. Sim! Devido às altas doses de quimioterapia que são aplicadas antes do TMO, é possível que um dos efeitos colaterais seja a mucosite e a laserterapia pode ajudar a prevenir. Se ficar com qualquer outra dúvida, estou à disposição. Obrigado!