Aliada ao tratamento, traz qualidade de vida e melhores resultados clínicos O mieloma múltiplo é um tipo de câncer que…
Mucosite? Laserterapia é o remédio
Técnica ajuda a aliviar as terríveis feridinhas causadas pelo tratamento de quimio e radioterapia
A laserterapia é uma técnica usada para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia que atingem a região da boca, garantindo melhor qualidade de vida aos pacientes que estão enfrentando um câncer. O tratamento, que pode ser realizado por dentistas e/ou estomatologistas especializados em câncer, é bastante importante no alívio da mucosite.
Entenda a mucosite
Nada mais são que inflamações da mucosa oral, que surgem por conta da imunidade baixa, advinda do tratamento. O paciente, então, passa a apresentar feridas na boca e garganta, que causam dor e desconforto, em especial no momento de se alimentar.
Mas temos uma boa notícia: é possível preveni-la e tratá-la.
Laser para mucosite
O profissional especializado irá utilizar um equipamento laser de baixa potência, cuja energia é absorvida pelas células inflamadas. Esta energia irá aumentar a microcirculação da região bucal e restabelecerá a produção da energia celular, promovendo a cicatrização das feridas e a ação anti-inflamatória.
Além de aliviar a dor, a luz laser acelera a cicatrização das úlceras e previne episódios de mucosite oral.
Xerostomia, entra nesta lista também?
Além de enfrentar as temidas feridinhas da mucosite, é possível que os pacientes em tratamento apresentem a xerostomia. Este sintoma é popularmente conhecido por boca seca.
Seja por conta dos medicamentos, ou pela ação inflamatória na região da boca, é possível que os pacientes passem a não produzir saliva, o que dificulta bastante a alimentação e até mesmo a comunicação, além, claro, de atrapalhar para que os bons resultados sejam alcançados.
Para estes casos, a laserterapia também tem se mostrado importante ferramenta para combater o problema. Estudos mostram que sua aplicação favorece a proliferação celular, ampliando a produção das glândulas salivares. Atualmente, a técnica é usada para evitar os problemas causados pela xerostomia, como as infecções oportunistas.
Vou fazer TMO, mas provavelmente ainda vai demorar uns três ou mais meses, é melhor eu ir fazendo a laserterapia antes?
Sim! Devido às altas doses de quimioterapia que são aplicadas antes do TMO, é possível que um dos efeitos colaterais seja a mucosite e a laserterapia pode ajudar a prevenir. Se ficar com qualquer outra dúvida, estou à disposição. Obrigado!