Veja quais são os principais exames para descobrir esse tipo de câncer O mieloma múltiplo é um tipo de câncer…
Mieloma múltiplo é hereditário?
Entenda como este tipo de câncer se desenvolve e se ele pode ter influência da família
O Março Borgonha, mês de Conscientização do Mieloma Múltiplo, se inicia hoje. Este tipo de câncer do sangue acontece com mais frequência em pessoas acima dos 60 anos, mas é possível que o diagnóstico ocorra nos mais jovens também. Uma dúvida bastante frequente é se o mieloma múltiplo é hereditário.
Complexidade genética do mieloma múltiplo
Esse câncer é caracterizado por uma proliferação anormal de células plasmáticas (de proteção) na medula óssea, levando à produção excessiva de proteínas monoclonais. Já é sabido que fatores ambientais desempenham um papel significativo no desenvolvimento dessa doença, mas nos últimos anos, pesquisadores também têm estudado a contribuição genética.
Estudos epidemiológicos e familiares fornecem evidências de que a predisposição genética pode influenciar o risco de desenvolver mieloma múltiplo. Então, indivíduos com história familiar da doença parecem ter uma probabilidade maior de desenvolvê-la. Mas isso não quer dizer que seja hereditário.
Genes suspeitos
Diferentes pesquisas têm identificado certas variantes genéticas que podem estar associadas ao aumento do risco de desenvolver o mieloma múltiplo. Entre esses, destacam-se genes envolvidos na regulação do sistema imunológico e na resposta inflamatória.
Apesar dessas associações, é crucial ressaltar que a predisposição genética à doença é complexa e influenciada por uma interação entre fatores genéticos e ambientais. Os estudiosos continuam a explorara essas conexões para entender melhor como os genes podem contribuir para o surgimento do mieloma. Ainda não há uma resposta concreta!
VEJA A RELAÇÃO ENTRE A OBESIDADE E O MIELOMA MÚLTIPLO
Devo fazer aconselhamento genético para mieloma múltiplo?
Por ora, pensando especificamente no mieloma múltiplo, a resposta é não! Como vimos, ainda não se tem uma certeza absoluta sobre a doença ser hereditária, então não há sentido em fazer essa busca genética em toda a família.
Mas é muito importante ficar atendo aos sinais do corpo e saber identificá-los para, assim, buscar ajuda médica o quanto antes. Os principais sintomas de mieloma múltiplo são:
- Dores ósseas, especialmente na coluna
- Fraturas espontâneas
- Inchaço nas pernas
- Sede exagerada
- Infecções constantes
- Cansaço extremo
- Perda de peso sem motivo aparente
Informações super pertinentes… Os pacientes precisam saber disso.