Anemia e câncer. Há uma conexão?

Muitas pessoas acreditam que a anemia pode levar às neoplasias. Mas não é bem assim…

Falar sobre anemia é sempre importante, ainda mais porque este tema causa muitas dúvidas na população como um todo. Existem muitos “ditos populares” sobre como ela pode se desenvolver e até mesmo levar a outras doenças, como as onco-hematológicas. Anemia e câncer têm conexão? Vem saber tudo nesta matéria.

O que é a anemia?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a anemia acontece quando a hemoglobina (glóbulos vermelhos) está em uma contagem abaixo do normal, diminuindo a capacidade do organismo a transportar oxigênio.

Por este motivo, a anemia pode causar sintomas como fadiga, palidez, falta de ar, tonturas e até mesmo batimento cardíaco acelerado.

E qual a ligação entre anemia e falta de ferro?

Para quem está com anemia, é muito comum que a ingestão de ferro, via medicamentos ou alimentação, seja indicada. Isso acontece porque nosso corpo possui entre 3 e 4 gramas de ferro. Destes, por volta de 2 gramas estão justamente presentes na hemoglobina. Então, quando a pessoa desenvolve a anemia, logo vemos se também apresenta quantidades menores de ferro no organismo. Afinal é a causa mais frequente de anemia no mundo.

O que leva uma pessoa a desenvolver anemia?

O consumo incorreto de ferro pode levar à anemia. Mas não é somente isso! A carência de ácido fólico, vitamina B12 e proteínas também pode causar deficiência na fabricação das hemoglobinas.

Anemia e câncer. Entenda a conexão

Ao longo da vida, todos estamos propensos a desenvolver uma anemia. Alimentação incorreta, grandes perdas de volumes sanguíneos e até mesmo algumas condições genéticas são alguns dos motivos. Entretanto, é importante ter em mente que a anemia não se transformará em um câncer do sangue! Ou seja, anemia não pode virar uma leucemia – e já até explicamos isso nesta matéria aqui, e nem outro tipo de câncer.

Isso quer dizer que não exista uma ligação entre eles? Também não é bem assim. Pacientes com leucemias e mieloma múltiplo, por exemplo, podem, sim, apresentar anemia no momento do diagnóstico e até mesmo ao longo do tratamento.

Isso acontece porque, nestes tipos de câncer, as células sanguíneas estão sendo fabricadas de maneira errada na medula óssea. Essa situação leva a invasão da medula óssea que impede as células normais se reproduzirem adequadamente e as doentes também produzem substâncias e impedem uma produção normal.   Por este motivo, pacientes de leucemias e mieloma múltiplo podem apresentar, dentre os sintomas, fadiga, cansaço, palidez, falta de ar. Alguns medicamentos usados para tratar ambas doenças também podem causar alterações no funcionamento dos glóbulos vermelhos, e gerar anemia.

Anemia no mieloma múltiplo

Pacientes com mieloma múltiplo (MM), como vimos, podem apresentar anemia logo nos primeiros exames diagnósticos. O motivo é o acúmulo de plasmócitos (células cancerígenas) na medula óssea, que não permite a produção correta dos glóbulos vermelhos.

A doença renal no MM – Leia mais em Problemas Renais no Mieloma Múltiplo – também pode ser um fator para o desenvolvimento da anemia. Isso acontece porque os rins estimulam a produção de novas hemácias e, quando está lesionado por conta deste tipo de câncer, acaba por não produzir o estímulo corretamente destas células.

Gostou dessa matéria? Deixe seu comentário!