Amiloidose hematológica (AL) – Conheça os principais tratamentos

Essa é uma condição rara e as novas opções terapêuticas têm apresentado bons resultados

A amiloidose AL (forma hematológica) um dos subtipos da doença, é uma condição rara de saúde caracterizada pelas proteínas amiloides nos tecidos, originárias principalmente das células do sangue. Mas com o avanço da ciência, os tratamentos têm apresentado bons resultados clínicos.

Entendendo a amiloidose hematológica (AL)

Este subtipo da doença é associado a distúrbios das células plasmáticas (forma mais frequente).

A amiloidose AL é uma doença de depósito de proteínas, devido ao depósito de cadeia leve produzida pelos plasmócitos anormais. Então, esses “depósitos” podem levar ao mau funcionamento de órgãos vitais, incluindo coração, rins e fígado. Por isso, o diagnóstico precoce é crucial.

Tratamento para amiloidose hematológica (AL)

Atualmente, as opções disponíveis são:

Quimioterapia: tradicionalmente, a quimioterapia tem sido o principal tratamento utilizado, especialmente quando o paciente, por exemplo, também apresenta o mieloma múltiplo ou alguma outra doença causada por conta das células plasmáticas anormais.

Inibidores de proteassoma: esses medicamentos, como o bortezomib, ajudam a frear o desenvolvimento das células doentes, mantendo a divisão celular do paciente sob controle.

Transplante de medula óssea: também chamado por transplante de células-tronco hematopoiéticas, é indicado para pacientes elegíveis, com o objetivo de substituir as células doentes por saudáveis. Ele pode ser feito com as próprias células do paciente (TMO autólogo).

Terapias direcionadas: os anticorpos monoclonais vêm sendo utilizados para atacar especificamente células plasmáticas produtoras de proteínas anormais, com marcadores. O daratumumab é um exemplo.

Muitas pesquisas estão acontecendo para trazer terapias ainda mais inovadoras. Aqui podemos citar possíveis novos tratamentos que visam “limpar” os depósitos de amiloide já formados. A finalidade é sempre manter a qualidade de vida dos pacientes.

AMILOIDOSE TEM LIGAÇÃO DIRETA COM O MIELOMA MÚLTIPLO. SAIBA MAIS!