Sente enjoos por conta da quimio?

Venha ver algumas dicas que podem ajudar, e muito, neste momento!

Se você é paciente de câncer e está em tratamento, muito provavelmente já sentiu enjoos por conta da quimioterapia. E neste momento você deve se perguntar: o que fazer para diminuir os enjoos por conta quimio?

Aqui, vamos trazer algumas dicas simples, para que você possa colocar em prática no seu dia a dia.

Por que a quimioterapia causa náuseas e enjoos?

Os medicamentos quimioterápicos, essenciais para combater diversos tipos de câncer, como as leucemias e os linfomas, podem causar irritação na parede do estômago e do intestino, causando náuseas e até mesmo vômitos. Eles também podem atuar no sistema nervoso, o que leva a tais sensações.

Para o paciente, este é um momento muito complicado. Isso porque, além de ser completamente desconfortável se sentir nauseado, não conseguir se alimentar de maneira adequada pode ser bastante prejudicial aos resultados do tratamento.

Como controlar o enjoo durante e após a quimio?

Bem, o médico responsável pelo paciente pode indicar medicamentos que ajudem no controle da náusea e vômitos, a depender da situação e gravidade dos sintomas apresentados. Mas, também é possível administrar o enjoo com a alimentação.

Isso mesmo que você leu! Os alimentos, aqueles que no momento da náusea você pode não querer consumir, são importantes aliados para que a sensação ruim vá embora. Para isso, é aconselhável:

1 – Que se faça mais refeições ao longo do dia, porém em menor quantidade. Ficar de jejum por muitas horas também pode causar enjoo, então é essencial se manter alimentado durante o dia.

2 – Optar por alimentos secos. Quando ficamos enjoados, sentimos a produção aumentada de saliva. Sendo assim, ingerir alimentos como torradas, pães e biscoitos (sem recheio) pode ajudar a conter a salivação e, por sua vez, o enjoo.

3 – Escolher os alimentos frios. A temperatura baixa amortece os receptores de paladar, então os sabores não ficam tão “fortes”. Veja a matéria Sorvete, aliado do paciente em quimioterapia!

4 – Evitar temperos fortes. Uma comida bem temperada é sempre uma boa pedida, mas no pré e pós-quimio o ideal é ficar longe de gostos e cheiros fortes. Inclusive, se puder não ficar na cozinha no momento da preparação da comida, melhor.

5 – Consumir frutas cítricas – O azedinho favorece o esvaziamento gástrico do estômago, então favorece o combate aos enjoos. Agora, se estiver com mucosite, aquelas feridinhas na boca, esqueça esta opção ok?

6 – Tome muita água. Manter-se hidratado é sempre essencial!

Sucos cítricos: hidratam e combater as náuseas

Veja abaixo algumas receitinhas que ajudam no combate ao enjoo da quimio:

Suco de maçã, limão e hortelã

• 2 maçãs com casca
  • Água
  • Suco de 1 limão
  • 3 folhas de hortelã
  • Gelo e açúcar a gosto

Laranja, cenoura e brócolis

• 2 laranjas
  • 1 cenoura
  • 3 talos de brócolis
  • Gelo e açúcar a gosto

Para mais dicas, veja nosso Manual de Cuidados Durante a Quimioterapia. Clique aqui.

This Post Has One Comment