Conheça a especialidade que cuida dos cânceres hematológicos, como a leucemia e o linfoma Os cânceres do sangue, como leucemias,…
Agosto Verde Claro, o mês da conscientização sobre os linfomas
Diagnóstico precoce é essencial para os bons resultados no tratamento. Conheça os exames que devem ser realizados
Estamos em pleno Agosto Verde Claro, o mês da conscientização sobre os linfomas. De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020 serão mais de 13 mil os novos casos da doença, sendo os homens mais atingidos. Ter um diagnóstico precoce faz importante diferença para os bons resultados no tratamento, mas para isso é preciso conhecer os sintomas e realizar os exames corretos.
O que é linfoma
Pelo sistema linfático, trafegam os linfócitos, tipo de glóbulos brancos responsáveis por defender nosso organismo contra vírus, bactérias, dentre outros perigos. O linfoma acontece quando estas células passam a apresentar um defeito genético, e começam a se reproduzir de maneira descontrolada, tornando-se malignas.
Este tipo de câncer do sistema linfático é dividido em dois grandes grupos: linfoma de Hodgkin (LH) e linfoma não-Hodgkin (LNH).
LH x LNH
Atualmente, o linfoma de Hodgkin corresponde a cerca de 20% dos linfomas. Ele pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em homens entre 25 a 30 anos. Conheça os subtipos clicando aqui.
Já o grupo dos LNH abrange mais de mais de 80 os tipos, com características e tratamentos diferentes. Ele é basicamente dividido em 2 grupos, de células B e T/ NK, a depender da célula de origem, sendo os de origem B os mais frequentes.
A justificativa para tantos tipos diferentes está baseada na quantidade de linfócitos normais em nosso organismo. Os linfócitos B, T e NK – do inglês natural killer, que em algum momento de sua circulação entre medula óssea, timo e linfonodo se transformam em uma célula não saudável. Entenda melhor o LNH, clicando aqui.
Sinais e sintomas do linfoma
Um passo muito importante é reconhecer quais os principais sinais que o linfoma pode apresentar:
- Aumento dos gânglios (sem dor) na região do pescoço, axila e virilha
- Suor noturno intenso
- Febre, sem sinais de infecção
- Emagrecimento importante sem motivo conhecido
- Coceira
- Cansaço extremo / fadiga
E se notar algo diferente no corpo, não hesite em procurar por um médico!
Diagnóstico do linfoma – Conheça os exames corretos para a descoberta da doença
Quando o paciente chega ao onco-hematologista, médico especialista no tratamento dos linfomas, o primeiro passo é contar sobre os sintomas que vem apresentando. Na maioria dos casos, nota-se aumento dos linfonodos no exame físico, notando-se consistência e tamanho.
Além de alguns exames de sangue, a biópsia do linfonodo é fundamental para o diagnóstico assertivo. Assim, um fragmento do linfonodo (ou até ele inteiro) será extraído para melhor análise
É possível que o médico também solicite uma biópsia da medula óssea. Por meio de uma agulha é removido um pequeno fragmento do osso do quadril, para avaliar se há infiltração do linfoma neste tecido.
Com o resultado da biópsia será possível descobrir se o paciente tem um linfoma ou não. Porém, definir o estadiamento do linfoma (se ele está no início ou já avançado), exames de imagens também serão solicitados.
O PET Scan, que hoje encontra-se disponível no sistema público e privado de saúde, é bastante importante no momento do diagnóstico e acompanhamento do linfoma. O objetivo é verificar as regiões acometidas pela doença. Este exame também é muito importante para definir resposta ao tratamento. A tomografia computadorizada também é uma opção nestes casos. Por meio de várias imagens simultâneas e bem detalhadas que serão retiradas de todo o corpo.
O linfoma tem cura! Mas o primeiro passo para esta conquista é do paciente. Fique atento ao seu corpo.
como suspeitar de é linfoma llc ou outro tipo de c a se os sintomas sao todos identificados tirando emagrecimento estou apresentando todos os sintomas de forma lenta pelo tempo que tenho os sintomas qualquer tipo de neoplasia agressivo já teria morrido
Maria, boa tarde! O que determinará se é um linfoma ou uma leucemia serão os resultados apresentados nos exames diagnósticos, como o mielograma, por exemplo. Apenas com essas respostas é que o médico saberá qual o tipo do câncer apresentado pelo paciente. Qualquer dúvida, fico à disposição.
Tenho nódulo no pescoço e virilha des de quando eu tinha 6 anos de idade , e hoje estou cm 32 anos , se fosse linfoma acho que estaria morto a muito tempo
Oi Diego! É sempre importante investigar qualquer alteração que aparecer no corpo. De fato, os linfomas podem ter evolução, então o tempo é algo muito importante para o início do tratamento. Procure sempre se auto observar.
nesse momento tenho os linfonodos cervicais submandibular bilateral no mediastino cravicula mas sao crescimento lento faz um ano estao 1,5 cm .isso é tao complicado .tenho outros sintomas mas parece intolerancia ou alergia alimentar .Sro acha que devo continuar investigar ou nao?
unico exame que nao fiz ainda foi biopsias para a doença em questão .tenho histoquimica de visicula esta com obs para fazer mais exames oque me tira o sono é o marcador bcl 2 positivo.