Entenda o processo de formação dos tumores As neoplasias malignas foram por muito tempo um tabu. Isso porque muitas delas…
Sente enjoos por conta da quimio?
Venha ver algumas dicas que podem ajudar, e muito, neste momento!
Se você é paciente de câncer e está em tratamento, muito provavelmente já sentiu enjoos por conta da quimioterapia. E neste momento você deve se perguntar: o que fazer para diminuir os enjoos por conta quimio?
Aqui, vamos trazer algumas dicas simples, para que você possa colocar em prática no seu dia a dia.
Por que a quimioterapia causa náuseas e enjoos?
Os medicamentos quimioterápicos, essenciais para combater diversos tipos de câncer, como as leucemias e os linfomas, podem causar irritação na parede do estômago e do intestino, causando náuseas e até mesmo vômitos. Eles também podem atuar no sistema nervoso, o que leva a tais sensações.
Para o paciente, este é um momento muito complicado. Isso porque, além de ser completamente desconfortável se sentir nauseado, não conseguir se alimentar de maneira adequada pode ser bastante prejudicial aos resultados do tratamento.
Como controlar o enjoo durante e após a quimio?
Bem, o médico responsável pelo paciente pode indicar medicamentos que ajudem no controle da náusea e vômitos, a depender da situação e gravidade dos sintomas apresentados. Mas, também é possível administrar o enjoo com a alimentação.
Isso mesmo que você leu! Os alimentos, aqueles que no momento da náusea você pode não querer consumir, são importantes aliados para que a sensação ruim vá embora. Para isso, é aconselhável:
1 – Que se faça mais refeições ao longo do dia, porém em menor quantidade. Ficar de jejum por muitas horas também pode causar enjoo, então é essencial se manter alimentado durante o dia.
2 – Optar por alimentos secos. Quando ficamos enjoados, sentimos a produção aumentada de saliva. Sendo assim, ingerir alimentos como torradas, pães e biscoitos (sem recheio) pode ajudar a conter a salivação e, por sua vez, o enjoo.
3 – Escolher os alimentos frios. A temperatura baixa amortece os receptores de paladar, então os sabores não ficam tão “fortes”. Veja a matéria Sorvete, aliado do paciente em quimioterapia!
4 – Evitar temperos fortes. Uma comida bem temperada é sempre uma boa pedida, mas no pré e pós-quimio o ideal é ficar longe de gostos e cheiros fortes. Inclusive, se puder não ficar na cozinha no momento da preparação da comida, melhor.
5 – Consumir frutas cítricas – O azedinho favorece o esvaziamento gástrico do estômago, então favorece o combate aos enjoos. Agora, se estiver com mucosite, aquelas feridinhas na boca, esqueça esta opção ok?
6 – Tome muita água. Manter-se hidratado é sempre essencial!
Sucos cítricos: hidratam e combater as náuseas
Veja abaixo algumas receitinhas que ajudam no combate ao enjoo da quimio:
Suco de maçã, limão e hortelã
- 2 maçãs com casca
- Água
- Suco de 1 limão
- 3 folhas de hortelã
- Gelo e açúcar a gosto
Laranja, cenoura e brócolis
- 2 laranjas
- 1 cenoura
- 3 talos de brócolis
- Gelo e açúcar a gosto
Para mais dicas, veja nosso Manual de Cuidados Durante a Quimioterapia. Clique aqui.
Obrigado, Dr. Breno. Sempre uma matéria importante.